sexta-feira, 27 de março de 2009

Boca da Mata oficializa devolução de hospital.

24.03.2009 | 15h46


Há mais de dois anos o governo não repassa ajuda financeira.

Na manhã desta quarta-feira, 25, o secretário de Saúde, de Boca da Mata, Antônio Laurentino, estará protocolando um ofício junto a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), onde solicita com urgência medidas que possam desvincular a administração do hospital publico que é do Estado, do comando da Prefeitura; caso o governo continue recusando a repassar ajuda financeira, como vem acontecendo há mais de dois anos, para um órgão que lhe pertence.

Afirma o secretário, que hoje são gastos mais de 140 mil reais para a manutenção de funcionários, energia, água e serviços gerais. Alega ainda, que a Prefeitura vem mantendo esse compromisso sem nenhum amparo jurídico. Até porque, justifica; um contrato firmado pelo então prefeito Kleber Tenório em 1997, para um período de 10 anos, a fim de que o hospital fosse administrado pela Prefeitura venceu em 2007; mas que na época o município só arcava com as despesas de água e energia. “Durante todo esse tempo, os funcionários que pertenciam ao Estado; parte pediu o PDV e outros se aposentaram; razão que nos levou a investir em médicos plantonistas, enfermeiros entre outros profissionais da área” completou.

“Estamos deixando hoje de investir na saúde básica do nosso município, por conta desse compromisso com um hospital, que na verdade não nos pertence, e sim ao Estado. Temos compromisso sim; com uma rede de 11 postos de saúde (PSF), um Centro de Especialidade, que é o Núcleo de Assistência a Saúde da Família (Nasf), um Centro de Reabilitação Física (CRF) e um Caps, Centro de Apoio Psicossocial.

E é bom frisar, que em todos esses serviços estamos encontrando dificuldades de mantê-los, justamente por falta de recursos; porque o pouco que temos nesse período de crise, estão sendo destinado para manter o hospital”, revelou o prefeito José Tenório esperançoso de que agora com a oficialização desse manifesto, sairá uma posição da Sesau; já que em outras oportunidades, tudo era apenas prometido de forma verbal.


4 COMENTÁRIOS

Luiz Sanio em 25.03.2009
falando em SUS, com esse episódio, estamos indo de encontro aos seus princípios, pois, o que é de obrigação do Estado não está sendo cumprido. Para tanto, precisamos nos unir em um manifesto para que os nossos Direitos Humanos sejam efetivamente concedidos e que o Estado cumpra com sua obrigação.

Bil em 25.03.2009
É sabido por todos que a saude passa por dificuladades em todas as esferas, a população anseja por medidas concretas dessas administração. Vale ressaltar que o atual Prefeito é SOBRINHO do Senador João Tenório e da Secretaria da Fazenda Fernanda Vilela. Mexa-se!!!!

Anderson Rodrigues de Almeida em 24.03.2009
Sou um bocamatense que mora no Pará há muitos anos, mas não deixo de me interessar pela minha cidade. E neste episódio estou totalmente de acordo com o prefeito José Tenório. Temos que lutar pela melhoria dos serviços prestados ao nosso povo. Um abraço a meus conterrâneos.

Andreza Feitosa em 24.03.2009
Muito bem Boca da Mata. É preciso que o governo deixe de investir em propaganda enganosa na TV, iludindo o povo, dizendo que está investindo em Alagoas. Faça a sua parte Zé Tenório, cuide do que é seu e do nosso povo.,..
Uma bocamatense

2 comentários:

  1. muito bom o que o prefeito e o veriador esta fazendo por esta cidade e esse povoado que precisa muito da ajuda de voces
    parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Paulinho, aliás fui conhecido em Boca da Mata como Paulinho da viola, sou da familia dos leite e dos neves. Já estou distante daí hà muito tempo. Pela primeira vez entro neste blog, quero dizer que conheço este nobre vereador, e fiquei feliz em saber que ele está tendo a oportunidade de defender o seu povo. Não sei se ele lembra de mim, mas sei que é uma pessoa de bom caracter. Sinto saudades da minha terra e da minha mãezinha, a dona aurea, que já fazem 8 anos que não nos vemos. Hoje moro em Curitiba,Paraná,casado, pai de um menino de 6 anos. Sou pastor, pertenço a igreja Assembléia de Deus. Um abraço a todos e cuidem de Boca da Mata. É uma cidade linda de se viver.

    ResponderExcluir